quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que o público que vai me “consumir” necessita e espera de mim?

O que o público que vai me “consumir” necessita e espera de mim? (VIRGINIA, 1996, P. 43)

A pergunta que dá o título a esse artigo, refere-se a Marketing Pessoal escrito no livro Seu Comportamento, Seu Sucesso da autora Barbara Virgínia.

A interrogação é bastante interessante e nos remete a analisarmos não só o que o consumidor espera de você, mas antes de mais nada é preciso definir e traçar objetivos sobre o que VOCÊ espera de você. As qualidades morais e as relativas ao equilíbrio emocional identificam bastante as suas expectativas e desejos relativos ao negócio que se pretende por em prática.



É interessante pensar o quanto o marketing pessoal faz parte de um evento, não só falando em organização, mas também como os próprios participantes se identificam com determinado evento.

Segundo Zobaram (2004), ao se referir a convites em seu livro Eventos é Assim Mesmo, afirma que ao mesmo tempo em que busca demonstrar mais zelo com o convidado e chamar sua atenção, o convite impresso também revela quem somos o que queremos transmitir e de que maneira iremos fazer. Pensando nas palavras do autor, podemos afirmar que o convite para um evento é marketing pessoal?

Dependendo do objetivo almejado com o convite, podemos dizer sim que o convite é uma ferramenta de marketing pessoal, pois é através dele que o convidado identificará necessidades e se as mesmas podem ser atendidas com o evento. Partindo do pressuposto de que o convite é a primeira impressão e este muitas vezes gerará a lembrança do evento ou da organização, este também remete ao convidado muito sobre a organização ou sobre o anfitrião, portanto o convite a um evento deve ser pertinente ao objetivo.

Um exemplo bem prático sobre o seu marketing pessoal para eventos é a forma  de apresentação. Ao nos apresentar a uma empresa visando vender a organização de eventos corporativos, a imagem que um executivo espera da “organização de um evento” é exatamente a imagem de um executivo (o bom social cai muito bem, assim como cabelos arrumados, preferencialmente presos e, uma imagem que transmita organização). Já para fazer a promoção de um evento esportivo aos participantes do mesmo, a imagem de um executivo transmite seriedade de mais para pertinência do evento, concorda?



Digamos que para o marketing pessoal em eventos, é muito importante além de trabalhar a sua auto-imagem emocional que seja trabalhada também o designer que o seu marketing deve transmitir ao consumidor daquele determinado evento.

Então, O que o público que vai me “consumir” necessita e espera de mim?

Karen M. Gobi – 13/01/2011

ZOBARAM, Sergio. Evento é Assim Mesmo!: Do Conceito ao Brinde. Rio de Janeiro: Senac Rio – 2004.

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