segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eventos – Importante para quê?

Para explicar a importância de eventos, inicialmente é preciso conhecer o seu conceito.

Com a finalidade de ampliar a esfera de seus relacionamentos inerentes ao convívio em família, no trabalho ou no lazer, e de quebrar a rotina dos afazeres diuturnos, o homem cria e participa de reuniões, que são genericamente chamadas de eventos.  Portanto pode se afirmar que o
evento – no dicionário Aurélio definido como “acontecimento” ou “sucesso” – tem como característica principal propiciar uma ocasião extraordinária ao encontro de pessoas, com finalidade específica, a qual constitui o “tema” principal do evento e justifica sua realização (GIACAGLIA, 2003, p. 3).


 
Aprendemos com a definição de Giacaglia que eventos é um acontecimento com finalidade específica que objetiva reunir indivíduos e propagar o convívio, correto?

Pode-se então afirmar que para a realização de um eventos, este deve ter, antes de mais nada, a sua finalidade definida, mas, quais podem ser as finalidades de um evento? Se pegarmos a definição de Meireles (1999) observamos que o marketing pode ser uma finalidade específica para a realização de eventos, visando criar e estabelecer conceito, seja este de cunho institucional ou promocional, já para Zanella (2008) a finalidade de um evento é celebrar um acontecimento, este pode ou não estar ligado ao Marketing.

Mas o que não podemos negar é que havendo ou não o marketing entre as finalidades de um evento, sempre haverá alguma forma de comunicação, e esta sem dúvida alguma é fator determinante para o sucesso de qualquer evento.

A palavra comunicação vem do latim communis que traz a idéia de comunhão. Comunhão significa comungar, participar em comum, transmitir, compartilhar, e é nesse sentindo que a comunicação é entendida por Perez (2002, p. 14): “(...) tornar comum, fazer saber estabelecer comunhão por meio de intercâmbio de informações”.

Eventos pode ser ferramenta eficaz para a organização estabelecer comunicação com o seu público alvo, pois nada mais é do que atividades devidamente planejadas com objetivo de alcançar resultados definidos em presença do público alvo.

Podemos ficar horas falando da relação entre Eventos & Comunicação, para isso é necessário destrinchar os dois temas para que se façam entender suas ligações. É para isso que este blog foi criado, falaremos aqui das mais diferentes formas de eventos, comunicação, marketing e suas ligações.

Discutiremos temas, atualidades, gerenciamento de riscos, organização e tudo relacionado a este fascinante mundo das realizações e acontecimentos. Utilizem o blog como porta-voz, fonte de pesquisa, fórum e etc. Vamos fazer deste um instrumento para nos aperfeiçoar dia após dias.

Conto com vocês para a propagação de idéias!


Karen M. Gobi – 09/01/2011
                        
MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.
ZANELLA, Luiz Carlos.  Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas, 2003.
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário