quarta-feira, 13 de abril de 2011

Objetivando Eventos!

Simplesmente fazer evento? Não!

Evento ou festa como é conhecido pela grande maioria da população exige muito mais do que possamos imaginar em termos de planejamento. Hoje vamos falar dos objetivos de um evento.

O objetivo de um evento pode até ser camuflado aos olhos do público, porém ele deve existir e ser muito bem trabalhado para que dele o evento nasça com sucesso e não termine no final do evento. Estranho né? Não terminar depois do final! Sim, que ele perdure na lembrança do público, que esta lembrança imprima para a organização o alcance do objetivo almejado durante o planejamento do evento. Se isto acontecer, aí sim pode-se afirmar que seu evento foi um sucesso!

O objetivo de um evento dever claro para o organizador e para a organização, nele deve estar explícito exatamente o que se pretende alcançar com a execução do evento em questão e é a partir dele que começa o planejamento de um evento, e todas as etapas do mesmo devem estar alinhadas ao objetivo central do evento. Aliás, esta dica não vale somente para eventos, e sim para qualquer planejamento que podemos fazer em nossas vidas, é o ponto de partida para qualquer atividade evolutiva.

Em evento não podemos falar em objetivos sem falarmos também em público alvo.

“Público alvo” não é mais uma expressão restrita ao meio publicitário. Esse princípio é sempre levado em conta pelo organizadores de eventos que reúnem, em torno de uma idéia, um grupo específico, de preferência homogêneo em suas características básicas e com interesse em comum. (ZOBARAM, 2004, p.15)


Quando falamos em eventos, estamos automaticamente pensando no público deste evento, a quem vamos vender a idéia. Porque o objetivo do evento está diretamente ligado ao público?

Segundo a afirmativa de Zobaram, um evento e seu público deve ter interesses em comum, assim como a homogeneidade de características, pois o que prende a atenção de um público em determinado evento é ter os seus objetivos atingidos com a sua participação, conhecer o objetivo central do evento leva-nos a conhecer os objetivos do nosso público e assim direcionar as estratégias e ações a atrair a atenção das pessoas certas.

Existem inúmeros outros fatores que devemos levar em consideração na organização de um evento, mas gostaria de chamar a atenção dos organizadores para o objetivo principal do evento, pois com este bem definido as demais etapas fluíram com mais naturalidade em seu torno, sendo maior a probabilidade de atingir o sucesso.

Por Karen Gobi – 13/04/2011

ZOBARAM, Sergio. Eventos é assim mesmo: do conceito ao brinde. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário