sábado, 2 de abril de 2011

Eventos - Superando a propaganda!

Kotler (1990, p. 397) descreve a evolução das atividades de comunicação da seguinte forma:
“Historicamente, primeiro as vendas pessoais, depois a propaganda e, mais tarde, a publicidade tornaram-se funções separadas”.
Segundo o mesmo autor:
“Nos anos iniciais da década de 50 algumas grandes empresas começaram a nomear gerentes de promoção de vendas para controlarem e liderarem com os diversos instrumentos de promoção com que ninguém se importava”, entre eles os eventos.
O mercado de eventos no Brasil vem tomando proporção em uma velocidade impressionante. O setor começou a se destacar em meados da década de 50 com ações nas aéreas de promoção de vendas.
Hoje em dia eventos tem ganhado papel individual dentro das organizações. As grandes empresas estão investindo em departamentos de eventos visando principalmente manter e elevar a imagem da empresa a partir de ações de eventos dentro e fora da empresa, com ou sem finalidade financeira.
Os eventos trazem comprovadamente mais resultados as organizações que a propaganda convencional, pois a reação psicológica gerada em quem recebe a informação é mais duradoura que os anúncios de propaganda, que por sua vez estão cada vez mais obsoletos.
“Os consumidores não conseguem mais se lembrar de quais anúncios falam de que produto e muito menos quais são as qualidades ou atributos que diferem um produto do outro”. (McKenna, 1995)
Diante de tal declínio, outras ferramentas de comunicação tem tomada importância dentro das organizações, em especial as ações de evento que em sua maioria estão centradas a atrair os consumidores ou geradores de opinião a um local específico a fim de apresentar característica e benefícios de forma descontraída, proporcionando lembranças agradáveis ao consumidor, tais lembranças perduram longo tempo, pois cada evento é único e gera sensações e emoções diferentes, ao contrário da propaganda.
Apesar de resultados surpreendentes, eventos ainda não conseguiu atrair a atenção de seus investidores no mesmo grau de importância que este apresenta para as organizações. Isso em suma se dá devido à escassez de profissionais no mercado. A profissionalização dos organizadores de evento tem sido tema bastante discutido, porém, ainda não existem obras que retratem a organização de eventos em sua profundidade, obrigando os organizadores de eventos a um catado de informações de diversas áreas do conhecimento. As obras nas áreas de comunicação, relações públicas, hospitalidade, turismo são grandes aliados ao conhecimento adquirido dos organizadores de eventos.

Por: Karen M. Gobi – 02/04/2011
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Um comentário:

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