segunda-feira, 18 de março de 2013

MTur viabiliza pesquisa para Dimensionamento Estatístico e Econômico do setor de eventos





A ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, entidade responsável pela coordenação política e institucional do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos) obteve resposta positiva do Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, para a viabilização do Dimensionamento Estatístico e Econômico do Setor de Eventos, uma demanda do Fórum e de toda a cadeia produtiva de eventos. Em reunião realizada na segunda-feira (18/02), em Brasília, Lummertz afirmou que a pesquisa sobre a realidade do setor de eventos deve ser uma das prioridades do PAC do Turismo e anunciou que dentro de seis meses serão apresentados os resultados. Com os dados do Dimensionamento, o Ministério fará um planejamento estratégico até 2022 para o setor de eventos.
“Nosso setor cresce 7% ao ano, mas sem planejamento, sem estratégia para o futuro, nem do setor publico nem do privado”, analisa a presidente da ABEOC BRASIL, Anita Pires. “O Dimensionamento Estatístico e Econômico e o planejamento vão dar dimensão das tendências e das ações relacionadas ao crescimento do setor e de que forma aproveitar as oportunidades geradas”, acrescenta Anita.
O segmento de eventos é um dos mais carentes em termos de estatísticas e informações do turismo brasileiro. Isso dificulta a tomada de decisões por parte das empresas, bem como para o estabelecimento de políticas públicas apropriadas ao seu desenvolvimento. “Esta pesquisa que será viabilidade pelo Ministério é o primeiro passo para a criação do Observatório de Turismo de Eventos, com monitoramento contínuo do setor”, revela Anita. “Para a criação de políticas públicas e de mercado, é primordial sabermos no mínimo quem somos, quantos somos e a real movimentação econômica do setor”, conclui a presidente da ABEOC BRASIL.
Na foto acima, da esquerda para direita: Anita Pires, Vinicius Lummertz, Ariane Angioletti, diretora executiva da ABEOC BRASIL e Nehemias Ramos, vice-presidente de Projetos.
[Republicado por Mercado&Eventos, 23/02/2013]

Nenhum comentário:

Postar um comentário